Após denuncia Policia Ambiental encontra Arara Canindé em cativeiro na região de Umuarama.
Policiais ambientais de Umuarama receberam uma denuncia e deslocaram a um endereço não divulgado, no município de Umuarama, onde constaram que o proprietário da residência mantinha em cativeiro uma ave da fauna silvestre sem autorização do órgão competente, sendo esta uma Arara Canindé sem o registro junto ao órgão ambiental competente.
O infrator, segundo a policia responderá criminalmente por manter em cativeiro aves da fauna silvestre sem a devida autorização, conforme artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, cuja pena é de seis meses a um ano de detenção, além da multa administrativa aplicada pelo Instituto Ambiental do Paraná no valor de R$ 500,00.
A ave passará por análise de biólogos, mas provavelmente jamais será reintegrada ao seu habitat natural, pois perdera seus instintos naturais, sendo encaminhada a um centro de triagem autorizado pelo IBAMA.
“A Polícia Ambiental desenvolve Policiamento Preventivo Ambiental, no sentido de coibir a pesca e caça ilegal, bem como, reprimir também os demais crimes com previsão na Lei de Crimes Ambientais, Lei 9.605/98. A eficácia das ações pode ser complementada com a participação de qualquer cidadão, denunciando a quem pratica, bem como os locais onde mais ocorre tal crime.