segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Por que sai do Twitter?

 

Olá, Araras Azuis!
Desculpem a ausência. Eu estava cheia de problemas pessoais nas últimas semanas e desativei minha conta do Twitter — na verdade, as duas: a que eu usava para falar sobre araras e a de estudos. Bem, eu já estava usando menos o Twitter e decidi fazer isso agora.

Não quero criticar ninguém nem falar de política, mas terei que mencionar algo. Desde que o Elon Musk comprou o Twitter, a "liberdade de expressão" foi totalmente liberada, e com isso, grupos nazistas começaram a se manifestar e cometer crimes horríveis. Surgiram imagens com gore, comentários racistas e homofóbicos.

O pior foi que, na minha conta de estudos, eu comentei um tuíte de um mutual meu sobre como a bolha nazista cresceu. Depois desse comentário, esses nazistas começaram a me perseguir, assim como meus amigos, enviando gore e outras coisas horríveis. Eles também começaram a falar coisas absurdas na minha página sobre araras.

Eu já estava inativa, e isso foi a gota d’água. Por isso, excluí minhas contas lá.


Por isso, o Twitter foi suspenso pelo Alexandre de Moraes em agosto, justamente por causa dessa "liberdade de expressão" que deu palco para nazistas. Talvez eu crie uma conta no Bluesky, já que as regras são rígidas e a comunidade parece ser mais amigável.



Outro problema foram as comunidades nocivas do Twitter, principalmente o EDTWT.

O termo "EDTWT" (Eating Disorder Twitter) se refere a comunidades formadas dentro do Twitter por jovens que se reúnem para discutir, de forma aberta, comportamentos prejudiciais relacionados à alimentação, como dietas extremas, uso de laxantes e outros métodos perigosos para emagrecer.

Em muitos desses espaços, os participantes trocam dicas sobre o que comer, compartilham suas rotinas alimentares e, frequentemente, encorajam uns aos outros a adotar práticas autodestrutivas.

Em uma das mensagens postadas, vi uma montagem com fotos de antes e depois de uma garota que comemorava a perda de peso. O que mais me chamou a atenção foi a presença de marcas de automutilação no braço da jovem.

Isso acabou sendo um gatilho para mim, porque, na adolescência, também tive problemas semelhantes.

Estou em busca de mudanças neste Ano Novo. Quero melhorar, me tornar uma pessoa melhor, não cometer os mesmos erros e realmente buscar transformação. Não posso continuar em uma rede social que acaba com a minha saúde mental, cheia de conteúdos nocivos e ideologias com as quais sou totalmente contra.

Por isso, decidi sair do Twitter. Em breve, pretendo criar uma conta no Bluesky, uma rede social que parece bem mais positiva. Por enquanto, continuo no Instagram e no TikTok.

Feliz Ano Novo! Todos podemos mudar e melhorar. 😊🎉