Olá Araras Azuis!! Hoje trago a vocês mais uma notícia importante!!
A ameaça à sobrevivência das araras-azul-de-lear pela Voltalia, na região de Canudos (BA), ganha mais um capítulo. A empresa foi denunciada ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos porque seus projetos arriscam as vidas dos animais e de 600 famílias na Caatinga baiana. Segundo reportagem do Portal O Eco, setenta organizações civis e associações comunitárias assinaram a denúncia.
“A arara-de-lear voltou da beira da extinção por meio de esforços intensivos de conservação nos últimos 35 anos e agora enfrenta o risco de colisões mortais com turbinas e linhas de transmissão”, disse Amy Upgren, diretora da Aliança para Extinção Zero e Programa de Áreas Chave para a Biodiversidade na ABC. A reportagem ainda cita que "o projeto também estaria cercando e bloqueando com estradas e portões o acesso a terras comunais usadas há gerações por moradores da região para criar cabras e gado, levando ao sobrepastoreio e degradação das áreas que restaram."
A que custo vale o discurso da sustentabilidade? A empresa ignora, há 2 anos, pedidos de entidades conservacionistas e comunidades para afastar seu projeto para geração de energia eólica para longe de Canudos (BA). Mais de 83 mil pessoas já assinaram a petição e precisamos, mais uma vez, aumentar a pressão em cima das autoridades. Compartilhe o nosso chamado clicando no link abaixo:
2023 será um ano de luta contra esse projeto e esperamos contar com você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário