sábado, 14 de abril de 2018

Araras vermelha e canindé são resgatadas no oeste da Bahia

Uma arara vermelha foi resgatada em Jaborandi, no oeste da Bahia, durante ação da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) nesta quarta-fera (11). A própria dona do animal o entregou de maneira voluntária e, por isso, não foi multada nem sofrerá nenhuma penalidade. Em Coribe, uma arara canindé também foi restada pela FPI. Manter animal silvestre em cativeiro sem autorização é crime ambiental, cuja pena pode variar em detenção de seis meses a um ano e multa.
Um criador de animais foi conduzido à delegacia na terça, depois de ser flagrado com um pássaro com anilha adulterada, em Santa Maria da Vitória. A anilha é um tipo de documento de identificação de animais silvestres legalizados e sua adulteração é crime ambiental. O criador pagou fiança de R$ 477 e responderá em liberdade por receptação de animal com anilha falsificada, com pena de 1 a 4 anos de prisão.
Mais de 200 animais silvestres, entre eles, pássaros e jabutis, já foram resgatados. As pessoas que tiverem animais silvestres criados de forma irregular em casa podem entregá-los voluntariamente em um posto montado no Parque de Exposições de Santa Maria da Vitória, sem sofrer nenhuma penalidade.
A FPI é coordenada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHRSF), e em conjunto com mais de 30 órgãos estaduais e federais, num total de 220 agentes. A 42ª etapa do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) na região de Santa Maria da Vitória teve início nesta segunda-feira (09/04) e continua nos próximos dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário