sexta-feira, 14 de maio de 2021

Julieta, uma arara-canindé, é a única livre na natureza e está à procura de um amor


Ameaçada de extinção, Julieta é uma arara-canindé que, assim como a personagem de “Romeu e Julieta”, obra de Shakespeare, está vivendo um amor impossível. Há anos, a ave voa até o BioParque da Boa Vista, no Rio de Janeiro, para visitar o seu grande amor, que vive em cativeiro. De acordo com a agências AP, Julieta até fez ninho próximo ao local e voa para lá todos os dias de manhã.

A ambientalista Neiva Guedes, presidente do Instituto Arara Azul, revelou à AP que araras são muito sociáveis e esse comportamento tido como “apaixonado” é comum. Eles são pássaros sociais, e isso significa que não gostam de viver sozinhos, seja na natureza ou em cativeiro. Eles precisam de companhia ", disse.

Além de Julieta, não se tem notícias de outra arara-canindé vivendo livre na natureza no Rio de Janeiro. O último avistamento no local foi em 1818. Ainda de acordo com Neiva, a arara "muito provavelmente se sente solitária, e por esse motivo vai até o recinto para se comunicar e interagir".

Não se sabe, no entanto, se Julieta é realmente fêmea e, para decifrar o sexo, seria necessário manter a ave em cativeiro. Mas, segundo a bióloga Angelita Capobianco, essa ideia está fora de cogitação. "Não queremos projetar sentimentos humanos. Eu olho para o animal e vejo um animal à vontade”, comentou ela à Agência AP.

As araras-canindé costumam viver 35 anos e, para os especialistas, já era para Julieta ter encontrado um par, caso a espécie não estivesse em extinção. A ave que Julieta visita e, no momento, se encontra em cativeiro, está sendo treinada pelo BioParque para se reintegrar à natureza, o que significa que o romance pode ter um final feliz.

ESTA MATÉRIA NÃO É MINHA! ELA FOI RETIRADA DO SITE DA REVISTA MARIE CLAIRE TODOS OS DIREITOS DA REPORTAGEM É DA REVISTA!

LEIA A MATERIA AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário