domingo, 17 de novembro de 2013

MONITORAMENTO DO NINHO  DAS ARARAS AZUIS  A PARTIR  DE MICRO CÂMERA. A partir do ano de 2001, o Projeto Arara Azul começou a utilizar micro câmara para auxiliar no monitoramento de ninhos durante o período reprodutivo (ovos e filhotes), com o objetivo de responder algumas questões com relação a predação e mortalidade de filhotes, bem como interação dos pais com os filhotes. O equipamento utilizado foi uma câmara de vídeo profissional da marca Sony DXCLS1/1 (do tamanho da tampa de uma caneta bic), que ficava conectado num cabo de 12/4 PIN e 10 metros até a caixa do sistema que se conectava a um gravador e monitor de vídeo por um outro cabo de 100 metros de distância, onde a equipe ficava observando e gravando. Todo o sistema era alimentado por energia de um gerador distante a 100 metros dos observadores. 

O conjunto era extremamente delicado obrigando o acompanhamento integral por uma equipe de monitoramento no local podendo ser pisoteado pelo gado ou outros animais, não resistindo chuva e tendo necessidade de completar o combustível do gerador a cada cinco horas. Porém, com a disponibilidade de apenas um equipamento (era muito caro), não foi possível responder todas as perguntas.

A utilização de micro câmara só foi possível durante o período diurno, uma vez que não há nenhum sistema de iluminação no interior dos ninhos, mas proporcionou observação de fatos inéditos e extremamente interessantes com relação às araras azuis. Atualmente existem equipamentos menores, mais práticos e infinitamente mais acessíveis para este tipo de monitoramento, os quais o Projeto pretende adquirir e utilizar no futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário