domingo, 7 de julho de 2013

"Ibama ´´resgata uma Arara-Azul e uma Arara-Canindé em um sítio

As aves estavam em propriedade do caseiro do sítio, que acionou a entidade. Como o homem entregou as araras espontaneamente, não será multado.

Uma arara-azul-grande e uma arara-canindé chegaram ao zoológico Mangal das Garças, em Belém (PA). Elas foram resgatadas pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em um sítio na zona rural de Barcarena, a 100 km da capital.

As aves estavam em propriedade do caseiro do sítio, que acionou a entidade. Como o homem entregou as araras espontaneamente, não será multado.

De acordo com o caseiro, as araras chegaram à propriedade há um mês, voando. Elas eram mantidas em uma gaiola, mas estão saudáveis, segundo os veterinários que estiveram no local.

A arara-azul-grande é a maior que existe e habita a Amazônia e áreas do Pantanal. A ave é um dos alvos preferidos do tráfico de animais. De acordo com a veterinária Áurea Linhares, do zoológico Mangal das Garças, há somente 4.000 exemplares dessa espécie na natureza.
“Nós temos em torno de quatro famílias, cada uma com 30 a 40 indivíduos. Elas comem de tudo, inclusive costumam roer o caule das árvores”, afirmou Leonardo Tostes Palma, gerente da unidade de conservação.
Os maiores roedores do mundo comem o tempo todo para gastar os dentes que não param de crescer.
“Já levei um susto com um filhotinho que atravessou correndo, mas deu tempo de não se estropiar”, contou Voltaire Garcia Diniz, policial militar.
Acidentes acontecem. Alguns inusitados. Em julho desse ano, uma anta caiu na piscina de uma casa. A fêmea, de aproximadamente três anos, não conseguiu sair. Passou a noite nadando pra não morrer afogada. Ficou exausta e muito ferida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário