domingo, 7 de julho de 2013

Parque Estadual recupera exemplar de Arara Canindé

O Parque Estadual Furnas do Bom Jesus, em Pedregulho (SP), recuperou uma arara canindé, espécie ameaçada que havia deixado o local há duas semanas. A ave, uma das seis levadas para a unidade de preservação ambiental há um mês, foi solta novamente no local nesta quarta-feira (5), após ser encontrada no Centro da cidade por um voluntário.
A anilha de identificação confirmou a origem da ave, segundo o gestor do parque, Carlos Scandiuzzi. “Ela está em boas condições. A gente espera que ela se readapte logo, a parceira dela estava sozinha, as araras têm uma fidelidade muito grande”, afirmou. Segundo ele, a ave foi a única das seis transferidas para o local - após a desativação de uma unidade de preservação em Leme (SP) - que voou para a cidade ao ser solta. "A Polícia Ambiental fez a soltura de três casais, cinco delas ficaram na unidade, uma delas voou e foi até a cidade", disse.As buscas pela ave somente terminaram quando um morador conseguiu capturá-la e levá-la para o ambientalista José Moreno no último fim de semana. Foi ele quem deu os primeiros cuidados à ave antes que ela fosse encaminhada ao parque. “O verdadeiro herói foi o rapaz que a recolheu. Ele foi extraordinário”, afirmou Moreno.
Segundo Scandiuzzi, o parque de 2.069 hectares de cerrado e Mata Atlântica tem condições de proporcionar liberdade às araras.
Arara azul protetiga por parque ambiental foi recuperada em Pedregulho (Foto: Valdinei Malaguti/EPTV)Arara canindé protegida por parque ambiental foi recuperada em Pedregulho (Foto: Valdinei Malaguti/EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário