Saiba mais sobre o projeto Ararinha na Natureza!

Olá Araras Azuis!! Muitos já ouviram falar do famoso projeto Ararinha na Natureza mais poucos sabem o que é hoje vou falar sobre o projeto pegando informações do site!O Projeto Ararinha na Natureza é um esforço coletivo que pretende devolver à Caatinga brasileira a ararinha-azul, que foi declarada extinta na natureza após o desaparecimento do último macho da espécie no ano 2000.
O Projeto visa à implementação de algumas ações do Plano de Ação Nacional para a conservação da espécie, e atua em diferentes linhas temáticas como Políticas Públicas, Pesquisa Científica e Educação Ambiental, com o intuito de conservar a caatinga, hábitat da ararinha. O objetivo é criar as condições necessárias para proteger o hábitat natural da ave para que ela possa voltar à natureza.
Desde 2012, o Projeto Ararinha na Natureza está presente em Curaçá, na Bahia,onde estabeleceu uma sede para o desenvolvimento e acompanhamento das atividades relacionadas ao Projeto realizadas na região.
Principais objetivo

    •  Implementação de medidas de mitigação dos impactos por empreendimentos desenvolvidos na área onde será realizada a reintrodução da espécie.
    • Realização de análise de DNA em toda a população de cativeiro.
    • Identificação e análise das áreas de ocorrência histórica da ararinha-azul como potenciais sítios para reintrodução e buscar possíveis populações desconhecidas na natureza.
    • Realização de estudos e articulação para a criação de Unidades de Conservação públicas e privadas na área original de ocorrência da espécie.
    • Capacitação de agentes de fiscalização de forma integrada com as ações da comunidade local.
    • Desenvolvimento de programa de sensibilização e educação ambiental junto ao público local (região de Curaçá, Bahia) tendo a ararinha-azul como espécie bandeira.

Comentários

Postagens mais visitadas