quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Respondendo Comentários: Como é o curso de Auxiliar Veterinária!!

Olá, Araras Azuis!! Uma pessoa comentou em uma das minhas postagens recentes, pedindo para eu contar minha experiência no curso de auxiliar veterinário. Então, decidi escrever esta postagem e falar como foi e o que aprendi. A pessoa também perguntou como passei em medicina veterinária. Espero que esta postagem inspire e ajude quem precisa.
COMO É O CURSO DE AUXILIAR VETERINÁRIA?

O curso de Auxiliar Veterinário é ideal para aqueles que têm paixão pelos animais e desejam desempenhar um papel área da sveterinária. Projetado para proporcionar uma compreensão abrangente das práticas e procedimentos veterinários, esse curso oferece uma mistura equilibrada de teoria e prática, preparando os alunos para auxiliar efetivamente os profissionais veterinários em suas tarefas diárias.

O currículo geralmente tem uma variedade de materias , desde anatomia e fisiologia animal até técnicas de manejo, primeiros socorros e farmacologia veterinária. Os alunos aprendem sobre as diferentes espécies, suas características e necessidades específicas de cuidados. Além disso, são instruídos sobre os princípios éticos e legais que regem a prática veterinária.

Durante o curso, os alunos têm a oportunidade de adquirir habilidades práticas, como a administração correta de medicamentos, técnicas de coleta de amostras biológicas, curativos e procedimentos de higiene. Aprender a interpretar sinais vitais e reconhecer sintomas comuns de doenças em animais também é parte integrante do treinamento.
O estágio prático desempenha um papel muito importante no curso de Auxiliar Veterinário. Proporciona aos alunos a chance de aplicar seus conhecimentos teóricos em um ambiente de trabalho real. Durante o estágio, os participantes têm a oportunidade de interagir diretamente com animais, trabalhar em equipe com profissionais veterinários e ganhar experiência prática no ambiente clínico.
A comunicação eficaz é uma habilidade enfatizada ao longo do curso, já que os auxiliares veterinários frequentemente interagem não apenas com os animais, mas também com os proprietários. A capacidade de fornecer informações claras sobre tratamentos, cuidados e procedimentos é fundamental para o sucesso nesta função.
Além disso, muitos cursos de Auxiliar Veterinário também abordam tópicos relacionados à gestão de consultórios veterinários, incluindo noções básicas de administração, agendamento de consultas e manutenção de registros.
Ao concluir o curso, os graduados estão equipados para desempenhar um papel vital na equipe veterinária. Eles podem encontrar emprego em clínicas veterinárias, hospitais para animais, abrigos e até mesmo em empresas que fornecem produtos e serviços para animais de estimação. O curso de Auxiliar Veterinário oferece uma base sólida para aqueles que buscam uma carreira gratificante no cuidado e bem-estar dos animais.
Eu Amava as aulas práticas em laboratório pois elas proporcionaram uma compreensão profunda e tangível da importância vital das análises clínicas. A habilidade de realizar diagnósticos precoces, monitorar de maneira eficiente as condições de saúde e contribuir para melhorias significativas na saúde dos pacientes ressalta a contínua relevância desse campo dinâmico. Estou ansioso pela perspectiva de incorporar esse conhecimento prático em minha trajetória profissional, ciente de que as análises clínicas manterão seu papel importante na prática médica contemporânea.
Tínhamos aulas práticas em laboratório, nas quais não apenas realizávamos análises clínicas, mas também conduzíamos necropsias. Além disso, tínhamos experiências valiosas com animais vivos, considerando-os nossos pacientes durante as aulas práticas, proporcionando uma abordagem única e abrangente além do estágio tradicional.

As aulas práticas me proporcionou experiências extraordinárias ao permitir-me explorar a riqueza da fauna brasileira em aulas práticas que incluíram visitas ao CETAS, a ONGs e ao Museu de Anatomia da USP. Nessas ocasiões, fui privilegiado ao ter encontros fascinantes com uma variedade impressionante de animais.

Nos CETAS e nas ONGs, deparei-me com tamanduás, capivaras, lobos-guarás, araras-canindé, jacarés, jaguatiricas, macacos-prego e até serpentes peçonhentas. Cada experiência proporcionou uma compreensão prática e profunda da biodiversidade que compõe a nossa fauna, consolidando os conceitos aprendidos em sala de aula.


A diversidade de animais encontrados nessas experiências reforçou a importância da preservação ambiental e da conscientização sobre a conservação de espécies ameaçadas. Cada encontro serviu como um lembrete da responsabilidade que compartilhamos na proteção do nosso ecossistema e na preservação da magnífica vida selvagem que chama o Brasil de lar.
Durante o meu processo de aprendizado, também tive a oportunidade de explorar e descobrir fascinantes aspectos sobre a vida de diferentes insetos, como abelhas, aranhas, escorpiões e até mesmo as menos apreciadas, como as baratas.

Minhas aulas práticas ganhavam um toque especial sempre que decidia levar meus animais, sendo a presença de minha adorável cachorrinha, Penelupe, a mais notável e apreciada. Sua companhia tornava cada experiência única e marcante.

Ao levar Penelupe para as aulas, não era apenas a minha fiel companheira que estava presente; era como se uma atmosfera mais leve e acolhedora permeasse o ambiente.


COMO EU PASSEI EM MEDICINA VETERINÁRIA E ESTUDAVA OS CONTEÚDOS DO CURSO DE AUXILIAR VETERINÁRIA?

m busca de meus objetivos, embarquei em uma jornada intensiva de estudos, dedicando-me entre 13 a 16 horas diárias para absorver todo o conteúdo exigido pelo ENEM e pelo curso de auxiliar veterinário. Essa empreitada não foi apenas uma tarefa árdua, mas uma oportunidade para aprimorar meu conhecimento e alcançar os resultados desejados.

A chave para meu sucesso estava na organização. A criação de cronogramas detalhados tornou-se uma ferramenta indispensável, delineando cada momento do meu dia para otimizar o aprendizado. Com disciplina e comprometimento, pude equilibrar as demandas do ENEM e do curso, garantindo que nenhum tópico ficasse negligenciado.


Isso é algo pessoal meu mais a fé em Deus desempenhou um papel importante nesse percurso desafiador. Em momentos de dúvida ou cansaço, minha confiança em Deus e na sua Divina Providência me impulsionava a superar obstáculos. A certeza de que cada esforço estava sendo guiado por uma força maior conferia-me tranquilidade e fortalecia minha determinação.

Além da minha jornada individual, uma coisa que impulsionou meu progresso nos estudos foi minha participação ativa em uma comunidade online no Twitter chamada studytwt. Este ambiente virtual tornou-se um refúgio onde estudantes como eu compartilhavam experiências, dicas e desafios relacionados aos estudos, criando uma atmosfera inspiradora e motivadora.


A interação com outros estudantes que compartilhavam metas semelhantes proporcionou uma sensação de acolhimento e apoio mútuo. As histórias de superação, os conselhos encorajadores e as vitórias compartilhadas pelos meus amigos virtuais criaram um senso de comunidade que era revigorante. Nos momentos de desânimo, encontrar palavras de incentivo e apoio na comunidade do studytwt é como ter um grupo de estudo virtual, pronto para me motivar a seguir em frente.

O impacto dessa comunidade não se limitou apenas à troca de informações práticas. A atmosfera positiva e inspiradora estimulou minha motivação. Ver outros estudantes enfrentando desafios semelhantes e alcançando seus objetivos reforçou minha crença de que, com determinação e trabalho árduo, as metas acadêmicas são alcançáveis.

AONDE EU FIZ OS CURSOS?
Primeiro de Tudo gostaria de Lembrar que eu moro em São Paulo!!
Eu fiz curso de Auxiliar veterinário na Polly Pet entre os anos de 2019-2023 e fiz outros cursos lá como Exóticos e silvestres,Emergência e UTI e de amostra clinicas.
Fiz especialização como Auxiliar Veterinária no curso de animais Selvagens para auxilares na faculdade Anclivepa.
Agora em 2024 faço graduação em medicina veterinária na Faculdade Anclivepa.
Qualquer dúvida podem me perguntar vontade!!
Minhas Redes sociais sobre estudos são essas Aqui:


Nenhum comentário:

Postar um comentário